domingo, 11 de setembro de 2011

O onze de setembro e os fantasmas q nos habitam

      Eu estava lendo a Folha de São Paulo, mais especificamente o texto do Marcelo Gleiser q, hoje, trata da unidade. O autor, mais um vez, faz a ponte entre a ciência pura, a física, com a nossa existencia social e psicológica. Mostra-nos que sob o tema da Unidade está inerentemente estabelecida a necessidade da Conectividade. Esta é constituinte essencial daquela.
    Como que para provar a tese do autor, eu me lembrei na mesma hora do texto q havia acabado de ler, fazia uns cinco minutos, do Roberto Freire (o psicoterapeuta anarquista, não o deputado). Os dois textos estão conectados com um terceiro texto abordado por Freire, formam, portanto, uma unidade. Esse terceiro texto trata-se da conferência de Karl Jaspers, "A Bomba Atômica e o Futuro da Humanidade", feita em cadeia de rádio na Alemanha de 1956.
     Em sua conferência, Jaspers analisa o que seria preciso ser feito para evitar de vez uma possível hecatombe nuclear mundial. Analisando cenários políticos e econômicos, o autor vê poucas chances. Então, chega à conclusão de que o único modo de se evitar a destruição civilizatória seria através da mudança individual. Nas palavras do autor: "... qual seria o único caminho possível par a solução do problema: a necessidade - maior hoje do q antigamente, provocada com institência insuperável pela situação atual - de transformarmos nossa maneira de sentir e pensar, nossa vontade ético-política". E mais à frente, acrescenta: "Se o homem quiser continuar a viver, terá de  transformar-se". E essa transformação, segundo Jaspers, ancora-se numa postura pessoal em relação a cada pequena ação praticada, a cada palavra dita, pois os fantasmas q geram os regimes totalitários e a perspectiva do suicídio civilizatório habitam cada um de nós. Portanto, a mudança no cenário macro, transnacional, se dá antes pela mudança nas nossas atitudes e conceitos e pré-conceitos diários, cotidianos.
       O texto de Freire, de 30/07/1976, trata da Olimpíada de Montreal, fazendo-lhe a leitura da Aldeia Global, de Marshall MacLuhan, acrescida da análise do papel dos atletas soviéticos e americanos na propaganda nacionalista dentro do cenário da Guerra Fria. "É que enxego através do disfarce agradável e fascinante do esporte, a verdadeira e desastrosa face dos super-homens que habitam e dominam a Aldeia Global. Sim, porque a beleza e ingenuidade aparente dos jogos atléticos não escondem mais, para mim, o horror dos jogos bélicos a que eles correspondem", diz Freire.
      Infelizmente, a discussão de Marcelo Gleiser só vem atualizar a discussão dos outros dois autores, mostrando que a necessidade de conexão entre os povos enfrenta, ainda hoje em 2011, os fantasmas que habitam cada indivíduo e que são projetados no outro a quem rapidamente instituímos como inimigos.               
       Infelizmente, a conexão entre os três textos mostra que nós não mudamos nada, que ainda somos como nossos pais, como cantava Elis.
       Para finalizar, Gleiser deixa como apelo um vídeo maravilhoso protagonizado, dentre outros,  por Carl Sagan. Um apelo pela unidade q devemos ser, porque ela é inerente à vida. A morte é q é a dissolução. Deixo o link e a reflexão pra vcs.
http://www.youtube.com/watch?v=XGK84Poeynk&feature=youtu.be

           

domingo, 4 de setembro de 2011

Leituras: Jung e as projeções alquímicas

Os três volumes do Mysterium Coniunctionis são, na verdade,  uma viagem à alma do homem contemporâneo a partir da análise de textos produzidos por alquimistas medievais. Trata-se de leitura densa q deve ser feita com atenção e parads reflexivas, pois não há como ser o mesmo depois de passar pela obra. Descobrimos que somos ainda muito medievais, descobrimos q há muitas coisa dentro de nós q precisam ser revolvidas para serem resolvidas. A leitura é, em si, um processo alquímico.No ler a obra, lemo-nos.