domingo, 30 de agosto de 2009

Pré-Socráticos, cosmologia, fenomenologia

Os Pré-Socráticos, a relatividade, o big-bang e as cordas: o Logos se fez Energia; o Verbo se fez Carne/Matéria.

Este texto busca apresentar, de forma rápida, as considerações filosóficas de autores gregos, anteriores à tríade Sócrates, Platão e Aristóteles, costumeiramente denominados Pré-Socráticos. A leitura aqui apresentada pretende não ser apenas um resumo dos principais autores deste grupo, mas tenta mostrar como várias idéias desenvolvidas neste período do nascimento da filosofia na Grécia estão fortemente relacionadas a questões abordadas pela filosofia e pela cosmologia contemporâneas.
Os filósofos pré-socráticos foram os responsáveis pelo nascimento da mentalidade filosófica e racional na Grécia Antiga, desenvolvendo um conjunto de obras que se opunham ao pensamento mítico-religioso fortemente arraigado na cultura grega de então. Mileto, na Jônia, foi o centro desencadeador dessa mudança. “Suas pesquisas, idéias e novas propostas explicativas do universo coincidem com o aparecimento da filosofia, uma nova forma de conhecimento, mais razão que fantasia, geradora de uma nova mentalidade e novos paradigmas” (SANTOS, 2001, p.12). O foco desse novo pensar foi, inicialmente, a cosmologia, resultado do esforço de explicar os seres e a realidade em seus primórdios. Como destaca Santos (2001), é preciso não perder de vista a distância temporal e as dimensões cultural e existencial que nos separam do modo grego de pensar e compreender o mundo, e atentar para tudo aquilo que ficou e acabou por constituir um legado civilizatório. Os textos, ou melhor, os fragmentos que nos chegaram das formulações filosóficas dos pré-socráticos devem-se ao trabalho dos doxógrafos – autores que tomaram a si o trabalho de compilar as opiniões dos antigos filósofos.

2 comentários:

  1. oi Fernanda, vc acha q "imanifesto" seria uma possível tradução para o "apeiron" de Anaximandro?

    ResponderExcluir
  2. João Paulo, desculpe-me a resposta tardia, mas sinceramente não tenho conhecimentos maiores do grego ou de filosofia pra te responder com sinceridade. Usei apenas a traduçõ presente nos livros que estou resenhando. Vc acha que é uma tradução problemática?

    ResponderExcluir